fbpx

Se você tem dúvida sobre o marketing digital para iniciantes, ou até mesmo, fica confuso(a) em discernir o que é marketing digital e negócios digitais, fique tranquilo(a), pois iremos falar bastante sobre esse assunto.

Diversas pessoas ficam confusas quando falam sobre esse assunto e isso acontece porque acreditam que o marketing digital é a mesma coisa que um negócio digital. 

Apesar dessa dúvida ser bastante comum para quem está aprendendo sobre o marketing digital para iniciantes, ela não deveria existir pois são elementos distintos. É o fator alavancador que conecta o seu cliente potencial com o seu produto. 

E o setor de vendas tem o intuito de efetivar as vendas a partir das oportunidades criadas. No mundo digital, as vendas, principalmente de produtos, são realizadas de forma automática, isso faz com que você pense que fazer marketing digital e fazer vendas são as mesmas coisas.

Mas não, o marketing digital para iniciantes é a promoção do seu produto. Caso não consiga gerir o marketing pela internet, você pode optar por contratar uma empresa especializada em alavancar seu negócio.

5 melhores dicas de marketing digital para iniciantes

Veja abaixo as 5 melhores dicas de marketing digital para iniciantes, que trouxemos para você e sua empresa:

Tenha um público-alvo determinado

Um dos primeiros passos que sugerimos para você que quer começar a entender um pouco mais sobre marketing digital para iniciantes, é focar sua comunicação no seu público-alvo. 

Você tem que entender quem são seus clientes ou quem são aquelas pessoas que você quer atingir para conseguir vender.

Entenda se são homens, mulheres, qual é a faixa etária deles, o que busca na internet e qual solução o seu produto pode trazer para eles. Lembrando que tentar atingir todo o mundo é o mesmo que não atingir ninguém.

E quando mencionamos “solução” não precisa ser algo genial ou nunca visto antes, afinal um simples enfeite ou acessório podem se tornar uma incrível solução por trás de um marketing digital bem iniciado. 

Use estratégias para seu negócio

Depois de descobrir quem são seus possíveis compradores você precisa ter certeza aonde quer chegar com eles.

É importante ter um objetivo desafiador, porém alcançável. Talvez, traçar metas de vendas seja a melhor opção para seu negócio atingir o objeto que você almeja.

Vale ressaltar que esse objetivo precisa ser específico, mensurável, pois ganhar muito dinheiro não é um foco específico.

Entretanto, como você vai chegar lá? Como vai medir isso? Em quanto tempo irá atingir o objetivo? Quais ações você irá tomar? Procure responder essas questões e siga esse planejamento.

Crie um storytelling

Um storytelling é quando você decide contar histórias para seu público. Então, em outras palavras, o storytelling foi criado para que sua empresa possa se conectar com seu público.

Vai lançar um novo produto? Talvez mostrar os bastidores desse produto desperte curiosidades dos clientes. Trazer relatos de clientes e colaboradores também agregam no contexto geral do seu lançamento.

Com certeza, quando você lançar esse novo produto, o impacto vai ser bem maior do que somente fazer um para quem nunca, sequer, viu a respeito.

Ofereça conteúdo gratuito

O quarto passo é essencial e obrigatório para qualquer negócio. 

Faça a divulgação do seu produto, mas não se esqueça de oferecer também algum conteúdo gratuito para quem te segue ou compra com você.

Esse passo é importante porque, no marketing digital para iniciantes, os clientes ou seguidores não gostam de acompanhar uma página que só tem anúncios, não é mesmo?

Meça seus resultados

É através deles que você vai conseguir ajustar a sua estratégia, entender onde acertou ou errou, onde existe espaço para melhorias, etc.

Medir os resultados do seu negócio permite que você saiba qual é sua taxa de conversão, quantas vezes as pessoas colocaram itens no carrinho de compras e saíram do site, taxa de engajamento, etc.

Para que você consiga vender mais de seus produtos e/ou serviços, é de suma importância que domine o marketing digital para iniciantes. 

Caso não tenha tempo ou conhecimento para gerir o marketing digital de seu negócio, entre em contato e conheça nossos planos.